Comportamento esse que foi muito incentivado em momentos de recrusdecimento das liberdades individuais e coletivas em nossa história recente, muito incentivado também pelas novelas e pela literatura vasqueira.
Isso criou um atavismo.
Denunciar o vizinho para as autoridades durante a "ditadura" foi um comportamento muito valorado.
Até hoje os telefones oficiais para o "disque denúncia" incentivam essa tendência mórbida de uma parcela da população, que carrega nos gens de sua personalidade essa exteriorização dúbia de caráter.
Há de agregar-se a isso todo o tédio de uma sociedade que caminha sem rumo, quando os responsáveis pela administração pública não possuem um projeto de governo para essa sociedade, mas apenas plano de poder para a manutenção do "status quo" da elite que domina o cenário político.
Totalmente preocupados em "causar efeitos" sobre a oposição, essa inexistente pois que conivente com as parcimonias junto aos cofres públicos, para arregimentar torcidas, em frases de efeito.
Lançada a disputa, tudo vira um jogo de futebol, especialidade do brasileiro néscio, e passa a haver os contra e os a favor, não importa o que seja, sem nenhuma reflexão, sem nenhum sopesar de inteligência.
De mais a mais, bronco e estatizado, o brasileiro vive no capitalismo.
Da total falta de telefones há alguns anos atrás, hoje no Brasil, somente em celulares, existem 260 milhões de linhas.
Um maravilhoso jogo do capital contra uma população que mal tem o que comer, com saúde pública precária e tudo o mais do cotidiano.
Mas a ideia é transformar as mentes em geléia, para serem facilmente manietadas.
O mundo passou a acontecer nos msn, nas conversas inúteis, acentuando mais e mais a absoluta falta de cultura e de cidadania desse poviléu, povo do Brasil "... enorme e inerme...".
Nas horas do absoluto tédio, mergulhados que estão nesse marasmo à espera do futuro, glorificando a ignorância, erguendo estátuas e institutos para governantes, criando um absurdo retrocesso no processo civilizatório, voltando ao tempo dos totens, obedecendo aos encantos da mídia, essa sempre a incentivar torpedos para todos os assuntos, inclusive levando o brasileiro a praticar o voto em "paredões", também a acionar os equipamentos públicos de forma criminosa é só um detalhe.
Por trás disso há ainda a questão de "vingança" contra Estado que procura através das autoridades com o poder de polícia, possibilitar um funcionamento no mínimo satisfatório dessa sociedade composta por todos.
É portanto o telefonema anônimo que mobiliza serviços essencias tal como bombeiro e polícia, uma séria de fatores somados, em uma sociedade desorganizada, aonde prevalece o tipo intelectual mais baixo, esse mesmo retrato absoluto de tudo o que há e acontece por aqui, desde os telefonemas anônimos até os políticos escolhidos, esses o retrato mais perfeito da sociedade que representam.